O Museu Móvel é um projeto sociocultural, que nasce em 2008, e tem como principal objetivo disponibilizar o acesso à cultura e ao conhecimento do património em várias comunidades da ilha de São Miguel. Este projeto assenta na parceria entre a CRESAÇOR e o Museu Carlos Machado, fomentando a harmonia entre a área social e cultural do Museu Móvel.

 

Projetos

Comunidade das Sete Cidades

Esta valência do Museu Móvel parte das experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da existência do projeto. Os principais objetivos deste trabalho são conceber um levantamento do património característico da comunidade das Sete Cidades, criar uma rede de parcerias locais e divulgar o seu património. A escolha desta comunidade interseriu com base nas características geográficas desta freguesia (circunscrita numa área fechada), ex-líbris da Ilha de São Miguel e também, o local onde se iniciou o projeto Museu Móvel, em 2008.


Domingos em Família no Museu

Este projeto consiste na realização de atividades lúdico pedagógicas destinadas particularmente a famílias. Envolver as famílias e amigos, num ambiente aberto à reflexão, ao debate e à imaginação, privilegiando a aproximação destes públicos a valores culturais identitários dos açorianos. Ampliar e fidelizar os públicos do Museu, assim como, despertar o gosto das famílias e amigos por diversas áreas do saber, estabelecendo pontes entre o passado e a contemporaneidade.


Férias no Museu

Este projeto consiste na realização de programas educativos realizados durante o período de interrupções letivas, que exploram os conteúdos as exposições permanentes e temporárias patentes no museu  ( 2018 e 2019.


Lengalengas - Recolha de Património Imaterial

Durante o ano 2013, o Museu Móvel teve como temática A Identidade Cultural. O resultado final das itinerâncias realizadas durante esse ano, deu origem a uma compilação de várias Lengalengas, recolhidas junto dos públicos seniores e ilustradas pelas crianças pertencentes à mesma freguesia.


Museu Móvel 2017

O Projeto Museu Móvel demonstrou ao longo deste período de 2017 ser uma mais-valia junto das populações da ilha de São Miguel, nomeadamente, nas comunidades mais isoladas do centro urbano. Possibilitar uma maior aproximação do museu ao seu público e facilitar o acesso a um maior número de pessoas a atividades de cariz cultural, que normalmente não têm acesso a este tipo de atividades.


Museu Móvel 2018

O Projeto Museu Móvel demonstrou ao longo de 2018 ser uma mais - valia junto das populações da ilha de São Miguel, nomeadamente nas comunidades mais isoladas do centro urbano. Possibilitou uma maior aproximação do museu ao seu público e facilitou o acesso a um maior número de pessoas a atividades de cariz cultural, que normalmente não têm acesso a este tipo de atividades.


O Museu e a Escola

Neste projeto realça-se a importância da figura do Professor Representante do Museu na Escola, que funcionou com elo de ligação entre as diferentes escolas e o museu, permitindo assim que as atividades realizadas no Museu fossem divulgadas de forma mais eficaz pelas diferentes comunidades escolares da ilha de São Miguel. ( 2017, 2018 e 2019 )

Cronologia

2008
2009
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019

Contactos

T 296 20 29 30 / 31
F 296 20 29 39
Museu Carlos Machado
Rua João Moreira
9500-105—Ponta Delgada

Informação útil