A cultura, elemento indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural, articula a imaginação, a razão e a emoção de cada um, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive.

Assim, a equipa das Criações Periféricas, desde 1997, tem procurado participar e contribuir de diversas formas e aos mais variados níveis na vida cultural e social da região onde se encontra sediada. Damos realce a formas alternativas de pensar e de comunicar, de interrelacionar ideias, inquietar estruturas vivenciais provocando o debate entre todos.

Acreditamos que a abordagem às várias formas de ver cultura, através, por exemplo da música, da pintura, do cinema, do design, da culinária, etc, influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano como também contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.

Explicitamos e afirmamos com esta iniciativa, que o desenvolvimento local também se faz pela cultura como afirmação de identidade, diversidade e tolerância, impedindo que a sociedade se feche a partir das lógicas meramente economicistas.

Projetos

Aqui Vou Eu

Projeto ludopedagógico para a itinerância.


ARIEL

Residência Artística com cineastas espanhóis e argentinos, Lois Patino e Mattias Pineiro. Este projeto tem como base o texto A Tempestade de Shakespeare


B61 - Interstallar Sugar Center
17 de Fevereiro de 2019 - 20 de Abril de 2019

O componente mais importante do projeto foi a produção de um centro de arte e ciência pop-up performance em ambiente real e realização de dois filmes VR, a realizar em Ponta Delgada e Furnas.


IMAGINASOM

Foi um projeto concebido e produzido pelo gabinete Criações Periféricas da CRESAÇOR no âmbito da Integração pela Cultura, apoiado pelo “Põe-te em Cena” da Direção Regional da Juventude desenvolvido no Estabelecimento Prisional Regional de Ponta Delgada, que através de ateliers semanais de Música e Artes Plásticas, procurou estimular a manifestação artística.


Projeto Fervilha
4 de Janeiro de 2017 - 22 de Setembro de 2017

A intervenção da cultura num percurso de inserção e de formação consiste em transformar a ideia de escola numa ideia de atelier vivo.
Os objectivos vão desde a aquisição individual de conhecimentos, à produção de um trabalho colectivo que reflicta as capacidades de cada membro do grupo e estimule o bem estar pessoal e social.
- OFICINA DO LIVRO
- OFICINA MÚSICAS DO MUNDO
- OFICINA DOS SABORES
- OFICINA DA DESCOBERTA
 


Projeto PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social

O concurso PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social pretende apoiar projetos destinados à integração social através das práticas artísticas. Os melhores e mais inovadores projetos de integração social pela prática artística, nas áreas das artes visuais, performativas e audiovisuais.


«Património Perto de Si—Entre o Passado e o Presente»

Com o projeto «Património Perto de Si—Entre o Passado e o Presente»associamos a divulgação do património e identidad e cultural açoriana à promoção turística, desenvolvendo o interesse não apenas dos turistas que visitam o arquipélago, mas também os próprios residentes, aprofundando o conhecimento dos hábitos e costumes que marcam as 9 ilhas do arquipélago.

Cronologia

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019

Contactos

Tf: 296 281 554
Email: criaçõesperifericas@cresacor.pt
Morada: R. D. Maria José Borges, 137, r/c
9500-466 Fajã Baixo – Ponta Delgada