A CRESAÇOR foi reconhecida como entidade acreditada pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP) desde Novembro de 2008, com o número de acreditação 425, nos seguintes domínios:

  • Conceção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos.
  • Organização e promoção das intervenções ou atividades formativas.
  • Desenvolvimento/execução de intervenções ou atividades formativas.

Em 2012 elabora o seu processo de certificação, sendo-lhe atribuída, pela DREQP, o certificado n.º 10/2012, nas seguintes áreas de educação e formação:

Ciências empresariais; Língua e literatura materna; Segurança e higiene no trabalho; Turismo e lazer; Informática na óptica do utilizador; Trabalho social e orientação.

Assim, a equipa do Centro de Formação Co-Ex tem vindo a desenvolver Ações e Cursos de Formação, Seminários e Ações de Sensibilização.

As Ações e Cursos de Formação têm como objetivos capacitar os indivíduos aumentando, assim, as possibilidades de uma posterior inserção no mercado de trabalho.

Através da concretização de Seminários o Centro de Formação Co-Ex tenta passar o conhecimento que tem sobre novos projetos e novos sistemas de apoios e incentivos, ao seu público-alvo bem como aos técnicos de IPSS`S e de diversos gabinetes que poderão reencaminhar as informações aos seus utentes.

Com o objetivo de descentralizar as ações de formação/informação da zona de Ponta Delgada o Centro de Formação Co-Ex tem vindo a promover ações de sensibilização em todos os concelhos e nas restantes Ilhas da Região Autónoma dos Açores.

O Centro de Formação Co-Ex tem desenvolvido, e pretende continuar a desenvolver, ações formativas nas seguintes áreas:

  • Curso de formação em Empreendedorismo Social 
  • Curso de formação-ação em Empreende-Açores 
  • Curso de Formação em Português para falantes de outras línguas 
  • Curso de Formação em Higiene, saúde e segurança no trabalho 
  • Curso de formação em Turismo Inclusivo – Pedestrianismo 
  • Curso de formação em Literacia Básica
  • Curso em Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Curso de formação em Excel
  • Curso de Formação em Desenvolvimento de Competências Pessoais, Profissionais de Empregabilidade

A par destas Ações, financiadas pelo Fundo Social Europeu - PRÓ-EMPREGO, o Centro de Formação Co-Ex, realiza outras ações a convite de outras organizações ou dos seus Associados, como é o caso da Associação Norte Crescente, que habitualmente integra este tipo de Acão de sensibilização nos seus projetos.

Temos protocolos de formação com as seguintes entidades:

  • Direção Geral dos Serviços Prisionais; 
  • APPJ – Associação de Promoção de Públicos Jovens; 
  • Associação Crescer em Confiança; 
  • Casa do Povo das Capelas; 
  • SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores;
  • DRC – Direção Regional das Comunidades.

     

Projetos

Envelhecimento e Dependência

Projeto da DRSS, em parceria com a CRESAÇOR de frequência gratuita. O curso de formação em Envelhecimento e Dependência: Direitos, Pressupostos Interventivos e Prestação de Cuidados é constituído por três módulos e compreende uma carga horária total de 50 horas.


Formação Modular Certificada - Formar para Capacitar - POAÇORES2020

A CRESAÇOR, ao abrigo do POAçores2020, irá desenvolver formação modular homologada pela DREQP, nas áreas de atuação das várias equipas da CRESAÇOR.
A primeira formação é de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e é já dia 23 de setembro de 2019
Esta formação tem como destinatários os/as ativos/as empregados/as e/ou desempregados/as.
As inscrições são limitadas! E a participação é gratuita!


Link para inscrição: ( enviar preenchido para inesiapontes@cresacor.pt )
Quero inscrever-me!


Açores com Impacto
1 de Fevereiro de 2020 - 31 de Janeiro de 2022

Descrição do Projeto: O projeto Açores com Impacto pretende contribuir para a disseminação de Metodologias de Avaliação de Impacto Social nas Organizações de Economia Social e Solidária, e de Desenvolvimento Local, habilitando-as com as competências necessárias para avaliarem e compreenderem o valor social criado pelas suas intervenções, de modo a comunicarem, de forma mais eficaz, os seus projetos junto de financiadores, parceiros, entre outros.

Deste modo, o projeto visa a criação e a capacitação de uma equipa de mentores/as de Avaliação em Impacto Social nos Açores. Esta equipa ficará responsável por efetuar a avaliação dos projetos desenvolvidos pelas e nas suas organizações, mas também por transferir este conhecimento e metodologias de avaliação aos cooperadores da Cresaçor, IPSS e outras organizações similares, disponibilizando acompanhamento e mentoria junto das mesmas.

Financiamento: Active Citizens Fund (Iceland, Liechtenstein, Norway)


Cresaçor - Entidade Formadora Certificada

Cresaçor - Centro de Formação Co - Ex


Culinária Saudável

Projeto a pedido do nosso Cooperador Centro Social e Cultural da Atalhada com o objetivo de desenvolver uma formação certificada de 30 horas em culinária saudável.


Empreende Açores 2016
21 de Março de 2016 - 17 de Maio de 2016

O Empreende Açores é desenvolvido pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e em parceria com a CRESAÇOR e a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional
Mais info. 
 


Empreende o Meu Negócio 2017

Projeto do Governo Regional dos Açores através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e em parceria com a CRESAÇOR e a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional de frequência gratuita. O Empreendo o Meu Negócio é constituído por cinco módulos e compreende uma carda horária total de 85 horas.


Empreende o Meu Negócio 2018
12 de Abril de 2018 - 30 de Maio de 2018

O Governo dos Açores, dando continuidade à estratégia de criação de condições conducentes ao fomento do empreendedorismo, e considerando que a capacitação para a gestão de um negócio constitui um aspeto crítico no apoio aos futuros empresários, no sentido de aumentar a probabilidade de sucesso dos mesmos, cria a medida “Empreendo o Meu Negócio”.

Por outro lado, tendo por objetivo promover a criação efetiva de empresas no seguimento da frequência da formação inserida no âmbito da medida “Empreendo o Meu Negócio”, é ainda atribuído o “Prémio Empreendo o Meu Negócio” aos promotores que concretizem os seus projetos de criação de empresas. Com um valor de 3.500,00 euros por promotor, o “Prémio Empreendo o Meu Negócio” é atribuído aos cinco melhores projetos de cada ação-formação da medida “Empreendo o Meu Negócio” e cujos promotores cumpram, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) participem em ações-formação no âmbito da medida “Empreendo o Meu Negócio”;
b) estejam em situação de desemprego; e,
c) criem uma empresa com estabelecimento na Região Autónoma dos Açores.

A próxima ação decorrerá na Terceira de 07 a 24 de Maio de 2018 em horário laboral. Os/as interessados/as deverão proceder ao preenchimento da sua inscrição através do seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGTTlrAKCRjStHbw2hh_kRrV8PVXF8WgWeyZ20G9yQZVMAcQ/viewform

Enviar o seu Curriculum Vitae e certificado de habilitações para inesiapontes@cresacor.pt
 

 


Empreende o Meu Negócio 2019

Projeto do Governo Regional dos Açores através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), em parceria com a CRESAÇOR e a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional de frequência gratuita. O Empreendo o Meu Negócio é constituído por cinco módulos e compreende uma carga horária total de 85 horas.


Gestão e Coordenação Técnica

Projeto da DRSS, em parceria com a CRESAÇOR de frequência gratuita. O curso de formação em Gestão e Coordenação Técnica é constituído por um módulo e compreende uma carga horária total de 60 horas.


Investir Açores
6 de Junho de 2018 - 14 de Junho de 2018

Programa


Investir Açores | Ficha Inscrição
6 de Junho de 2018 - 14 de Junho de 2018

Ficha Inscrição para Investir Açores Ilha Terceira dia 14 Junho


Investir Açores | Terceira | Convite
6 de Junho de 2018 - 14 de Junho de 2018

Convite 


Investir nos Açores 2018
28 de Fevereiro de 2018 - 30 de Junho de 2018

Investir nos Açores 2018


Jovens em rede

Projeto de formação-ação, em parceria com a APPJ, que visa o aprofundamento e experimentação de novas metodologias facilitadoras da inserção profissional de públicos em situação de exclusão social (com maior probabilidade de adoção de comportamentos de risco, nomeadamente associação a grupos de pares problemáticos, consumo de substâncias, comportamentos desviantes e práticas delinquentes). Pretende intervir nas questões da baixa qualificação escolar e profissional, no défice de habilidades sociais para a empregabilidade, na baixa oferta de emprego para indivíduos em situação de exclusão social e pouco qualificados.


Promoção de produtos e recursos endógenos dos Açores 2015

Com esta iniciativa o Governo dos Açores, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e em parceria com a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL, pretende dar a conhecer a panóplia de medidas existentes de apoio às empresas, dando enfoque à promoção de produtos e recursos endógenos da Região Autónoma dos Açores, como contributo para a economia local e regional, bem como divulgar junto do tecido empresarial e das famílias as vantagens da exploração do potencial económico dos recursos endógenos da região e de novos canais de distribuição para produtos e serviços de empresas açorianas, possibilitando assim a dinamização das mesmas.

Ações de Promoção de Produtos e Recursos Endógenos dos Açores a saber: Faial, 2 na Terceira e a próxima nas Flores dia 29. Mais Info: http://www.investinazores.com/index.php

 Empreende Açores 2015: 6 edições (PDL, Nordeste, VFC, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo e Horta), contamos intervir junto de 90 formandos.

Cronologia

2005
2006
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019

Contactos

296 281554
R. D. Maria José Borges, 137, r/c
9500-466 Fajã Baixo – Ponta Delgada

 

Informação útil