A cultura, elemento indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural, articula a imaginação, a razão e a emoção de cada um, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive.
Assim, a equipa das Criações Periféricas, desde 1997, tem procurado participar e contribuir de diversas formas e aos mais variados níveis na vida cultural e social da região onde se encontra sediada. Damos realce a formas alternativas de pensar e de comunicar, de interrelacionar ideias, inquietar estruturas vivenciais provocando o debate entre todos.
Acreditamos que a abordagem às várias formas de ver cultura, através, por exemplo da música, da pintura, do cinema, do design, da culinária, etc, influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano como também contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
Explicitamos e afirmamos com esta iniciativa, que o desenvolvimento local também se faz pela cultura como afirmação de identidade, diversidade e tolerância, impedindo que a sociedade se feche a partir das lógicas meramente economicistas.
Projects
Projeto Fervilha
Jan. 4, 2017 - Sept. 22, 2017
A intervenção da cultura num percurso de inserção e de formação consiste em transformar a ideia de escola numa ideia de atelier vivo.
Os objectivos vão desde a aquisição individual de conhecimentos, à produção de um trabalho colectivo que reflicta as capacidades de cada membro do grupo e estimule o bem estar pessoal e social.
- OFICINA DO LIVRO
- OFICINA MÚSICAS DO MUNDO
- OFICINA DOS SABORES
- OFICINA DA DESCOBERTA
IMAGINASOM
Foi um projeto concebido e produzido pelo gabinete Criações Periféricas da CRESAÇOR no âmbito da Integração pela Cultura, apoiado pelo “Põe-te em Cena” da Direção Regional da Juventude desenvolvido no Estabelecimento Prisional Regional de Ponta Delgada, que através de ateliers semanais de Música e Artes Plásticas, procurou estimular a manifestação artística.
B61 - Interstallar Sugar Center
Feb. 17, 2019 - April 20, 2019
O componente mais importante do projeto foi a produção de um centro de arte e ciência pop-up performance em ambiente real e realização de dois filmes VR, a realizar em Ponta Delgada e Furnas.
ARIEL
Residência Artística com cineastas espanhóis e argentinos, Lois Patino e Mattias Pineiro. Este projeto tem como base o texto A Tempestade de Shakespeare
Tipos em movimento – Arquivo Tipográfico
Preservar, valorizar e promover o conhecimento e a prática das artes tipográficas tradicionais, focando 3 objetivos específicos: inventariar e catalogar o espólio da Tipografia Micaelense, apresentando como produto final um catálogo tipográfico, a ser distribuído na Região por bibliotecas, escolas profissionais com formação em artes gráficas e Universidade dos Açores; integrar 6 jovens em regime de estágio integrado na formação através da aprendizagem prática da arte tipográfica; dinamizar atividades pontuais, como visitas guiadas e workshops, que promovam um contacto direto entre os visitantes e a arte da tipografia, potenciando assim esta oficina enquanto museu vivo, com o intuito de ser integrado na Rede de Museus Sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia.
Tipo – Um Encontro de impressores Tipógrafos I
Nos últimos anos tem-se assistido ao despertar do interesse pela tipografia de caracteres móveis junto de um público que já não a conheceu enquanto técnica hegemónica da impressão comercial. Inviável atualmente para uma produção em grande escala, a técnica tem vindo a renascer ao ser adotada por um número crescente de autores e editores. Recuperando e utilizando antigas máquinas e tipos de letra, tantas vezes destinados à sucata, ou trabalhando com as poucas oficinas tipográficas que ainda subsistem, tem sido muito e estimulante o trabalho surgido nos últimos anos entre nós.
Promover o valor patrimonial das artes tipográficas tradicionais.
Power of Drum
A música é utilizada como instrumento de integração social, capaz de (re) ativar mecanismos de reflexão, de criação e de expressão. Fonte de motivação para a sua expressão individual, para o desenvolvimento da autoestima e confiança, ajudando a ultrapassar medos e assumir riscos.
Ajudar no relacionamento, convívio e bem-estar individual e coletivo; aumentar a concentração e raciocínio lógico; aumenta as atividades psicomotoras e cognitivas
Fomentar o gosto pela música; conhecer diferentes tipos de música; experimentar alguns instrumentos.
Timeline
Contacts
Morada R. D. Maria José Borges, 137, r/c
9500-466 Fajã Baixo – Ponta Delgada
Telefone 296 281 554
Email criaçõesperifericas@cresacor.pt