solidarity
community
change
individual
integration
work
health
citizenship
difference

A CRESAÇOR vai lá estar

5.ª Edição - Sopas Solidárias pela Fajã de Baixo
Dia 7 de Março de 2020 - às 19 horas
na EB1/JI Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado


O nosso Gabinete da Qualidade convida a participar na Sessão de Sensibilização sobre Conservação e Acondicionamento dos Alimentos que vai ocorrer no dia 28 de fevereiro, pelas 10h00, na Incubaçor.

A participação é gratuita. Garanta já a sua inscrição.

(link para a inscrição)
https://forms.office.com/<wbr/>Pages/<wbr/>ResponsePage.aspx?id=LY3mAc<wbr/>l61UOOHsK7OCSx4pWR6GrfUiBN<wbr/>hOC04RKTk5FUQlA5U0dJMTZLOF<wbr/>Y3WDhCSFdFQ1lYUllZOC4u



A próxima ação de formação "Empreendo o Meu Negócio", com uma carga horária de 85H, decorrerá na ilha de São Miguel (na sede da CRESAÇOR) de 16/03/2020 a 16/04/2020 em horário laboral.


Formar para Capacitar

Turismo Sustentável


A Rede de Economia Solidária nos Açores surgiu oficialmente há 20 anos com a criação da CRESAÇOR

20 anos a promover ideias, a realizar vontades, a construir o futuro.

 AzoresForAll
CORES
Centro de Formação CO-Ex
Gabinete da Qualidade
Criações Periféricas
Gabinete de Aconselhamento ao Endividamento
Gabinete de Apoio a Migrantes
Gabinete de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário
Museu Móvel
Quinta do Norte




O ano 2020 marca o 20.º aniversário da CRESAÇOR.

São 20 anos a Promover Ideias, a Realizar Vontades, a Construir o Futuro.


Diagnóstico de Necessidades 2020

Solicitamos a V/ colaboração no preenchimento do questionário diagnóstico de necessidades formativa 2020 (cerca de 2 minutos).

Este Diagnóstico destina-se a reunir todo um conjunto de informações para a sustentação e planeamento de futuras intervenções formativas da CRESAÇOR. A sua opinião é muito importante de modo a adequarmos a nossa oferta formativa às suas necessidades.

Agradecemos desde já o seu contributo e garantimos confidencialidade das suas respostas.

Link para instituições/empresas: https://docs.google.com/…/1FAIpQLScG8vI2iWodQD693b…/viewform

Link para particulares: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSe1cFuhfZTE2xF1EN…/viewform


É com grande orgulho que informamos que a exposição internacional de cartoons "70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos" permanecerá no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, no Piso 1 da Loja, até ao dia 9 de fevereiro de 2020. — em Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.


Boas festas


O nosso Gabinete de Apoio ao Migrante preparou cabazes de natal para alegrar o lar de algumas famílias nesta época festiva

Desejamos a tod@s umas Festas Felizes recheadas de paz e esperança.


10 de dezembro 2019 | Dia Internacional dos Direitos Humanos

Visite a exposição internacional de cartoons "Direitos Humanos: 70 Anos", no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.

São 50 trabalhos de artistas de 43 países e constitui uma oportunidade para celebrar o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

A exposição está patente ao público até dia 6 de janeiro de 2020.


Reunião de Progresso da Cartilha de Sustentabilidade.

A CRESAÇOR é Subscritora da Cartilha desde 2017.


O Museu Carlos Machado promove em parceria com a Cresaçor mais um Domingo em Família.


Museu Carlos Machado associa-se à Semana dos Direitos Humanos promovendo, no dia 7 de dezembro, às 10h30, uma visita guiada à exposição Canto da Maya com reflexão sobre a Arte como crítica social.

As visitas temáticas às coleções do MCM ajudam-nos a conhecer e entender determinado tempo, a questionar o presente e pensar o futuro, a desconstruir preconceitos inconscientes e a criar novos olhares sobre as coleções.


Azorean Media Bootcamp

O poder da mensagem na comunicação social trouxe até à Incubaçor Jornalistas da RTP Açores, Antena1 Açores, Lusa Açores, Correio dos Açores, Estudantes e Coordenadora do Curso de Relações Públicas e Comunicação da UAC, Profissionais de CRESAÇOR e o Artista/Escritor Balada Brassado.

Formação conduzida de forma entusiástica por profissionais dos media que dedicam a sua atividade profissional a promover e a defender os Direitos Humanos. Ana Cristina Pereira, Jornalista do Jornal Público, Bruno Correia, Realizador da RTP Açores, e Elonka Soros, Consultora e ex-chefe de redação da BBC, proporcionaram uma experiência muito enriquecedora e que estamos certos que marcará a diferença na vida destes profissionais.

Afinal, onde começam os Direitos Universais?
“Em pequenos lugares, perto de casa — tão perto e tão pequenos que eles não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo. No entanto, estes são o mundo do indivíduo". Eleanor Roosevelt


Semana dos Direitos Humanos | Azorean Media Bootcamp | 5>6 dezembro | Incubaçor

Melhorar as práticas jornalísticas, explorar o impacto do preconceito inconsciente no conteúdo e na produção criativa, conhecer exemplos de como o preconceito inconsciente pode influenciar a tomada de decisão, analisar e reeditar notícias, criar conteúdos para a diversidade, são alguns dos tópicos a abordar na formação em Direitos Humanos.

A Semana dos Direitos Humanos procura agitar as narrativas e perspetivas estereotipadas com um conjunto de iniciativas descentralizadas em espaços geográficos, abordagens e mensagens.

#SemanadosDireitosHumanos #CRESACOR #GabinetedeApoioaoMigrante #GovernodosAçores 

#DirecaoRegionaldasComunidades #RTPAcores #Incubacor #UnconsciousBias #ComunicacaoSocial #OPoderdaMensagem


Mesa redonda Direitos Humanos: O Poder da Mensagem

A mesa redonda pretende ser um espaço de reflexão sobre o poder de comunicar, transversal a todas as esferas sociais, mas que ganha ainda maior importância quando é feito por agentes com poder de influência. Desafia-nos a pensar no dilema dos profissionais em permanecerem factuais enquanto contam histórias humanas, a explorar o impacto do preconceito inconsciente no conteúdo e na produção criativa, ao mesmo tempo que nos desafia a desconstruir o incitamento ao ódio e a conhecer exemplos de como o preconceito inconsciente pode influenciar a tomada de decisão.

É um evento com transmissão em diferido na RTP Açores, parceiro media desta iniciativa, pelo que os lugares são limitados.


Mesa Redonda Direitos Humanos: O Poder da Mensagem com Célia Pereira, Elias Pereira, Maria da Luz Correia, Ana Cristina Pereira e Lília Ameida.
Um evento com o apoio da RTP Açores.


Arquipélago, na Ribeira Grande, recebe exposição "Rota do Humor pelos Direitos Humanos"


A decorrer visita temática “O papel da mulher no século XVIII” a partir da exposição Memória do Convento.
Visita integrada na Semana dos Direitos Humanos


A CRESAÇOR, através do Gabinete de Apoio ao Migrante e com o apoio do Governo Regional dos Açores, promove de 3 a 10 de dezembro a 1.ª edição da Semana dos Direitos Humanos.

Agitar narrativas estereotipadas e preconceitos inconscientes, com um conjunto de iniciativas descentralizadas em espaços geográficos, abordagens e mensagens, constitui o ponto de partida para a Semana dos Direitos Humanos.

Iniciamos esta caminhada reconhecendo que somos responsáveis pelo que comunicamos e corresponsáveis pelo entendimento que é feito da nossa mensagem.
Valorizamos o direito humano de criar, admirar e criticar porque dignifica a experiência humana, dando voz a pensamentos e sentimentos, que desencadeiam o reconhecimento da própria humanidade.

O Poder da Mensagem na Comunicação Social e nas Artes assume assim o foco principal da 1.ª Edição da Semana dos Direitos Humanos.


Inaugura dia 3 de dezembro, pelas 18h00, no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, Açores, uma exposição de cartoons sobre Direitos Humanos.

A mostra, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e promovida pela CRESAÇOR, através do Gabinete de Apoio ao Migrante, reúne cerca de 50 trabalhos de artistas de 43 países e constitui uma oportunidade para celebrar o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.


Formar para Capacitar

Turismo Sustentável


A INCUBAÇOR acolhe formação The good business model nos próximos dias 25 e 26 de Novembro.

O The good business model é uma forma de trabalhar negócios que se querem conscientes e relevantes.




"Açores para Todos"

As Secretárias regionais da Solidariedade Social e da Energia, Ambiente e Turismo estão a promover o projeto piloto "Açores para Todos".

Um projeto de turismo inclusivo que procura promover a igualdade de oportunidades e facilitar o acesso ao lazer e ao turismo por parte de pessoas com deficiência.

A iniciativa contempla ainda um levantamento de todas as infraestruturas adaptadas a pessoas com necessidades especiais na Região.

Na primeira viagem à Ilha de São Miguel os utentes da Associação Cristã da Mocidade tiveram o privilégio de conhecer o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na sua residência oficial, o Palácio de Santana.

Desejamos a todos umas ótimas férias.

#AzoresforAll #AcoresparaTodos #GovernodosAcores #CRESACOR #Acores #TurismoInclusivo #IgualdadedeOportunidades

Fotos: Governo dos Açores


A Incubaçor marcou presença no 2° Encontro de Incubadoras que integram a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores.


Já estamos a preparar o nosso próximo desafio - Orçamento Participativo dos Açores

 Arrifes | Rabo de Peixe | Água de Pau


CRESAÇOR defende a criação de um banco ético nos Açores

"Célia Pereira, presidente do conselho de Administração da CRESAÇOR, defende a necessidade de apostar na banca ética e em instrumentos financeiros como o Microcrédito nos Açores, de forma a democratizar o poder económico na Região".

Leia a entrevista completa na edição do dia 8 de novembro do Jornal Açoriano Oriental.


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social ¦ Catarina Monterroso ¦ SRSS


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

3. Painel das Práticas em Portugal

Rafael Drummond Borges ¦ ANIMAR
Célia Pereira ¦ CRESAÇOR
Arnaldo Machado ¦ Nonagon
Henrique Sim-Sim ¦ Fundação Eugénio de Almeida


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

4. Painel da Assistência Técnica da EaSI - O Mundo Digital das Microfinanças na Europa

José Manuel Henriques ¦ ECSH
Silke Mueffelmann ¦ EaSI
Elwin Groenevelt ¦ Qredits
Elisa Rusu ¦ Omnicredit


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

Workshop - O Impacto Social em Microfinanças e Microcrédito ¦ Daniel Sorrosal


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

Workshop da Assistência Técnica da EaSI - Desafios Atuais às Microfinanças na Europa ¦ Silke Mueffelmann


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

1. Painel de Assistência Técnica da EaSI - As Microfinanças e a Banca Ética - Enquadramento Europeu e Português

Jorge Ramirez Puerto ¦ European Microfinance Network

Samuel Clause ¦ Fundo Europeu de Investimento

Silke Müffelmann ¦ EaSI Tecnichal Assistance for Microfinance

Alexandre Oliveira ¦ IEFP


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

1. Painel de Assistência Técnica da EaSI - As Microfinanças e a Banca Ética - Enquadramento Europeu e Português (continuação)

Daniel Sorrosal Villar ¦ Federação Europeia de Bancos e Financiadores Éticos e Alternativos

Paulo Ferreira ¦ Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade

Carla Mãe ¦ Departamento de Autorização e Registos da CMVM

Helena Loureiro ¦ Portugal Inovação Social

Paulo Almeida ¦ Clientscape e Whale


IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

2. Painel - O Mundo das Finanças Éticas na Europa

João Teixeira ¦ Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores

Joana Guedes ¦ FESCOOP

Wlodzimierz Grudzniski ¦ TISE

Peru Sasia ¦ FEBEA e FIARE



Célia Pereira, presidente do Conselho de Administração da CRESAÇOR, explicou, à Rádio Atlântida, o que é a banca ética.

"No fundo, quando temos sistemas de financiamento como a banca ética, sabemos que eles estão sujeitos a um código de conduta, de princípios e de valores, por exemplo, investindo as nossas poupanças neste tipo de banco, estas são investidas em negócios que não vão contra princípios de ética”, explicou a responsável, acrescentando que “são investimentos seguros, negócios amigos do ambiente, com responsabilidade social e que, portanto, estão sob escrutínio de um conjunto de princípios e valores que defendemos".

IV Fórum de Finanças Éticas e Solidárias acontece, a 7 e 8 de novembro, no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.

Entrevista completa na Rádio Atlântida

#IVFFES #IVForumFinancasEticaseSolidarias #CRESACOR #FESCOOP #ComissaoEuropeia 

#EaSIProgramadeEmpregoeInovacaoSocial #GovernodosAcores #FinancasEticas #FinancasSolidarias 

#Acores #LREC #HotelTalisman #CiproturHotelGroup #ANIMAR #BensaudeTurismo


Um grupo de pessoas com deficiência motora da Associação Salvador esteve em São Miguel.
Organização da CRESAÇOR/Azores For All que acredita na inclusão através do turismo.
Reportagem para ver 5 de Novembro de 2019


Hoje os nossos alunos do Curso de Português estão a ser contagiados pela energia, criatividade e animação da Dra. Graça Castanho.

Obrigada Professora. Foi "memorável".

"Professora, Professora, podemos entrar, já estão prontos os alunos, para a aula começar"

 | Alemanha | Itália | Inglaterra | Guiné-Bissau | Estados Unidos da América | Ucrânia | Venezuela | Bélgica | Eslovénia | 


De 27 de Outubro a 2 de Novembro recebemos um grupo de 30 pessoas da Associação Salvador.

Com organizaçãp da CRESAÇOR/Azores For All acreditamos na inclusão através do turismo. Todas as experiências são pequenas vitórias e todas as pessoas ensinam-nos que a vida é um dom e um presente diário!

É possível quebrar barreiras, com muita criatividade e sentido de humor:-)


Conversa sobre Sociocracia


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da antiga Presidente da CRESAÇOR, Maria Cremilde Morgado Tapia.

A Professora Cremilde, como era carinhosamente tratada por todos nós, está em câmara ardente na Capela Nossa Senhora das Dores, junto à Igreja de São José. O seu funeral decorre amanhã, dia 23 de outubro, pelas 9h00.

Até Sempre Professora Cremilde!

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" - Antoine de Saint-Exupéry"



PT| Workshop de Assistência Técnica da EaSI - Desafios Atuais às Microfinanças em Portugal (Em inglês)

EN| EaSI Technical Assistance Workshop - Current Challenges to Microfinance in Portugal (In English)


PT| Workshop - O Impacto Social em Microfinanças e Microcrédito (Em Inglês e Espanhol)

EN| Workshop - The Social Impact on Microfinance and Microcredit (In English and Spanish)


Formar para Capacitar

Folha de Cálculo (Excell)


Foi com grande sentido de responsabilidade que aceitamos o convite para fazer parte do júri do Prix Europa, da categoria TV IRIS, que premeia as melhores produções de televisão sobre diversidade, interculturalidade e movimentos migratórios na Europa.

O Prix Europa reúne em Potsdam, na Alemanha, as melhores produções europeias de Televisão, Rádio e Internet.

São dezenas de produções, horas e horas de gravações, histórias daqui e dali, umas são ficção e muitas outras são realidade, mas todas são alusivas ao passado presente da Europa multicultural. @ Potsdam, Germany


A turma da 7ª Edição do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas visitou, no âmbito do módulo "Hábitos alimentares, cultura e Lazer", o emblemático Teatro Micaelense.

Guiados pela simpatia e profissionalismo da Vitória Raposo, a quem reforçamos o nosso agradecimento, a turma de português teve a oportunidade de conhecer a história, os cantos e recantos de um espaço promotor e dinamizador de cultura.


Formar para Capacitar

A CRESAÇOR iniciou ontem, ao abrigo do POAçores2020, a primeira formação modular homologada pela DREQP em Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Desejamos ao formador Marco Henrique e a toda a turma uma excelente formação.


A CRESAÇOR viu o seu espaço TIC renovado no âmbito da candidatura aprovada ao PRORURAL +


A Ilha de São Miguel, Açores, acolhe nos dias 7 e 8 de novembro de 2019 a IV Edição do Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

 



O nosso Engenheiro, Francisco Ledo, está no projeto Terra Jovem, na sede do nosso cooperador - Associação Juventude de Candelária, a ensinar "Como fazer compostagem".


Em 2018 foi um desafio. A partir de 2019 é um compromisso

No dia 24 de Outubro os/as funcionários/as da CRESAÇOR vestem uma peça de roupa Branca pela IGUALDADE.

Junte-se à CRESAÇOR e vista-se de Branco pela IGUALDADE.

Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento!


Reportagem RTP Açores alusiva ao curso de formação "Empreendo O Meu Negócio" que está a decorrer na Ilha Terceira.


A turma da 7ª Edição do Curso de Português visitou, em contexto formativo, no passado sábado, o Centro de Interpretação da Cultura do Ananás (CICA) e participou no Festival do Ananás da Fajã de Baixo.

Durante a visita tiveram a honra de conhecer o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Bolieiro.

As visitas de estudo são uma componente essencial no processo de aprendizagem porque quanto maior é o contacto com a língua a aprender, mais fácil é a sua apreensão.


É com grande satisfação que partilhamos os resultados do Festival de Sopa.

A nossa sopa Mineira, tipicamente brasileira, venceu o 1° Lugar do Concurso de Sopas.

Um agradecimento especial à Sra. Crispina Oliveira pela paixão que dedica à comida e à promoção da sua cultura brasileira, e ao nosso Gabinete de Apoio ao Migrante por há 16 anos promover e participar em iniciativas que dão a conhecer à sociedade açoriana a diversidade gastronómica dos nossos migrantes.

Estamos todos de Parabéns


Vamos marcar presença em mais uma edição do Festival de Sopa, que decorre este sábado, na Casa de Saúde de São Miguel.

Contamos com a sua presença.


Na próxima 2ªfeira (9 setembro ) iniciamos a 7ª do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas.

Uma iniciativa do Governo dos Açores, na qual há 7 anos consecutivos que a CRESAÇOR se associa, cumprindo assim com a missão de contribuir para o processo aprendizagem, bem como para a inclusão de migrantes na sociedade açoriana, através do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.

Desejamos ao formador Luís Almeida e a toda a turma votos de uma excelente formação.


Empreendo o Meu Negócio

A próxima ação de formação "Empreendo o Meu Negócio", com uma carga horária de 85H, decorrerá na ilha terceira de 16/09/2019 a 04/10/2019 em horário laboral.


Estudo de Mercado

Este inquérito é anónimo e foi criado no âmbito de um estudo a ser realizado pelo Gabinete de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário da CRESAÇOR, pretendendo apurar o interesse do público em geral, em conhecer e adquirir produtos oriundos da Etiópia.

A sua colaboração e sinceridade nas respostas são fundamentais para o sucesso deste estudo que tem uma duração aproximada de 2 minutos.

Agradecemos a sua colaboração!


O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, em parceria com a CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL, organiza a atividade Festas do Espírito Santo : Flores da chavelha, inserida no projeto Domingo em Família no Museu

A partir da exposição "Espírito Santo Migrante" iremos realizar um atelier, onde será transmitida a arte de criação de flores em papel pelas artesãs Maria de Jesus Costa e Adelaide Costa.

No espírito de partilha e sentido de comunidade, característico destas festividades, os participantes serão convidados a decorar uma chavelha de carro de bois com as flores realizadas ao longo da atividade.


O nosso Cooperador - Casa do Povo da Maia e o Posto de Turismo da Maia promovem no dia 27 de Julho o Passeio interpretativo - Plantações de Chá Gorreana.


INCUBAÇOR
Uma Ideia. Um Negócio.

Dispomos de uma equipa experiente e qualificada, capaz de o/a ajudar a pensar, criar e desenvolver a sua ideia de negócio.

Agenda a sua visita e conheça todos os serviços para temos para si!

incubaçor@cresacor.pt
296 281 554

INCUBAÇOR é uma entidade acreditada no âmbito do Vale Incubação Açores, sendo este um apoio, no montante de 10.000€, direcionado para as empresas 'startup' inseridas na Rede de Incubadoras de Empresas da Região.

#CRESAÇOR #INCUBAÇOR #ECONOMIASOLIDÁRIA #ValeIncubacaoAcores #Acores #Azores 

#Startup #RededeIncubadorasdeEmpresasdaRegiao #Sustentabilidade #Ideia #Negócio 

#EquipaExperiente #Empeendedorismo #MicrocréditoBancário #Criatividade


O Grupo Diversidade e Interculturalidade da EBU (Operating Eurovison and Euroradio) está reunido em Barcelona, na RTVE, para discutir as produções documentais no âmbito do Projeto
"New Neighbours Eurovison".

#CRESAÇOR #RTP #RTPAçores #EBU #Newneighbours #NovosVizinhos #EurovisionBroadcast #RTVE #Migrants #Diversity 

#Dialogue #Intercultural


A CRESAÇOR , ao abrigo do POAçores2020, irá desenvolver formação modular homologada pela DREQP, nas áreas de atuação das várias equipas da CRESAÇOR, funcionando como uma ferramenta de (re)qualificação profissional dos indivíduos, promovendo o aumento das suas competências pessoais, profissionais e empregabilidade.

Estas formações visam ainda assegurar e aumentar a competitividade das empresas e organizações, bem como os impactos sociais e ambientais que originam, tendo como destinatários os/as ativos/as empregados/as e/ou desempregados/as.


A CRESAÇOR congratula todos os/as profissionais de Serviço Social por hoje ter sido aprovado na Assembleia da República a Ordem dos Assistentes Sociais.
O Dia 5 julho tornou-se um dia histórico para o Serviço Social português.


Os pássaros para certas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra. Simbolizam a inteligência, a sabedoria, a liberdade e a amizade.

Hoje recebemos a visita deste jovem. Estava ansioso por sentir a liberdade de voar.
Sozinho não conseguia. Pediu ajuda. Recebeu confiança e voou.

Assim são os nossos dias.




Em 2017 aderimos à Cartilha de Sustentabilidade dos Açores com o objetivo de alinhar os objetivos de desenvolvimento da Cresaçor aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa lógica de consciencialização e de adoção de práticas mais Sustentáveis.

Hoje, no 2°Fórum de Progresso da Cartilha de Sustentabilidade, apresentamos os resultados dos compromissos que assumimos em 2018, e que se centraram na Redução do consumo de papel em 15%; no Desenvolvimento interno de uma política de compras éticas com substituição gradual de consumíveis por alternativas mais responsaveis; e no Alargar o Projeto Sertã Solidária, apoiando a abertura de uma nova unidade de recolha e distribuição numa freguesia adicional às existentes.

Não alcançamos o terceiro compromisso, por fatores externos à nossa cooperativa e devidamente identificados, mas reforçamos a nossa ação e continuamos a agir ativamente no combate ao desperdício alimentar, na promoção de uma cidadania ativa, na erradicação da fome e na capacitação e autonomização das pessoas beneficiárias do Projeto Sertã Solidária.


Felicitamos os novos subscritores da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, em especial os nossos Cooperadores, Promotores de Microcrédito e Parceiros.
Sejam benvind@s.


Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de junho


No Dia de Portugal também celebramos o Dia dos Açores e a segunda-feira do Espírito Santo - 10 de junho


A ilha de São Miguel acolhe entre os dias 10 e 13 de Outubro de 2019 o TIPO - Um Encontro de Impressores Tipográficos 

Uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, pela via do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), com a parceria da CRESAÇOR, através da sua equipa Criações Periféricas.

Siga a página TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos ou o site www.tipoumencontro.pt


A cidade de Ponta Delgada acolhe o I Mercado com Moeda Social Local.

Mercado da Hortênsia / I Mercado de Prossumidores de São Miguel

Participa!
Para mais informações contacte o Pedro Gouveia pedro.gouveia@kairos-acores.pt


O projeto "Valorizar o Mar dos Açores", foi promovido pela CRESAÇOR, em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a Lotaçor, a Escola Profissional das Capelas e a Escola de Formação Turística e Hoteleira, e teve financiamento do Programa Juventude em Ação - Iniciativa Jovem.


Selo de Entidade Subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores

Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento
Cartilha de Sustentabilidade dos Açores
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


A CRESAÇOR está presente na 16ª Conferência Anual da European Microfiance Network.

Saiba mais em https://emnconference2019.com/city-of-vienna


Feliz dia da Criança


O projeto "Terra Jovem" convida para uma reunião com as Forças Vivas da Comunidade da zona sudoeste de Ponta Delgada, no dia 23 de Maio, pelas 14h30, na Casa do Povo de Candelária.


O Curso de Formação "Empreendo o Meu Negócio" recebeu esta manhã a visita da DRAIC e da SDEA.

A DRAIC (Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade) apresentou o Sistema de Incentivo para a Competitividade Empresarial Competir +, o Licenciamento zero e industrial, e a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores) a Rede de Incubadoras dos Açores.


As docentes das disciplinas de Sociologia e Economia da Escola Secundária Antero de Quental convidaram o nosso Gabinete de Apoio ao Migrante para lecionar uma aula de Sociologia das Migrações a duas turmas do 12° ano.



A Assembleia da ONU proclamou no ano 2002 o dia 21 de Maio como o Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, assinalou a efeméride com uma Conferência alusiva à Diversidade Cultural, na Escola Secundária de Santa Cruz das Flores, e a CRESAÇOR, a convite do Governo, teve a oportunidade de falar para mais de 50 alunos/as sobre o trabalho que desenvolve ao nível da diversidade cultural.

A Diversidade Cultural é um assunto central no trabalho desenvolvido pela CRESAÇOR quer porque procuramos valorizar e respeitar as diferenças de cada pessoa que acompanhamos, quer porque incentivamos ao respeito pelo outro e a uma maior compreensão das diferenças culturais que caracterizam cada povo e cultura.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinados a amar" (Nelson Mandela)


A INCUBAÇOR marcou presença no Seminário “Novas Coordenadas”, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, onde se procedeu a assinatura de Protocolo de Cooperação Nonagon – Cotec.


O Projeto Sertã Solidária prepara semanalmente dezenas de cabazes para pessoas com grave carência económica.


Visita de Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, à primeira ação do projeto “Empreendo o Meu Negócio” de 2019, na CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL.


Hojé é Dia da Europa - 9 de maio

O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951, é criada a CECA, 1.ª organização supranacional, 1.º passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a UE nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum. (www.Eurocid.pt)


Dia da mãe


Dia do Trabalhador


O Governo dos Açores, dando continuidade à estratégia de criação de condições conducentes ao fomento do empreendedorismo, e considerando que a capacitação para a gestão de um negócio constitui um aspeto crítico no apoio aos futuros empresários, no sentido de aumentar a probabilidade de sucesso dos mesmos, cria a medida “Empreendo o Meu Negócio”.


No âmbito do 76º aniversário do livro de Saint-Exupéry “O Principezinho” (6 de abril), a Comissão Nacional da UNESCO partilha a sua participação na iniciativa da Comissão Nacional da UNESCO da Coreia que desenvolveu um projeto online: "The Little Prince Global Read-Aloud”, onde os visitantes podem ouvir excertos do livro, lidos por cerca de 60 falantes nativos de 32 idiomas diferentes.


Já somos 4000

Obrigado a Tod@s por seguirem a nossa página de Facebook


É oficial. A INCUBAÇOR vai estar presente no Eleva-te

Nos dias 4 e 5 de abril, na Aula Magna da Universidade dos Açores, é obrigatório marcares presença no Eleva-Te Career Forum !!


Seminário: Evento Mais Sustentável promovido pela SGS

Sustentabilidade. O Caminho das Organizações Visionárias.


New Neighbours 2019

Portugal | Espanha | Alemanha | Croácia | Itália | Holanda | Eslovénia | República Checa | Bélgica

"New Neighbours" é um documentário sobre pessoas que tiveram de abandonar o seu lar e tentar a sua sorte num novo país, cidade, vila, bairro e sociedade. Mas é também sobre histórias locais, de quem tem de acolher os novos vizinhos.


New Neighbours Eurovison

Depois de longos dias de pesquisa, entrevistas com muitas emoções, histórias e rostos do mundo, as televisões europeias envolvidas no documentário New Neighbours estão reunidas em Lisboa para discutir as suas propostas.
Continuamos com grande entusiasmo a colaborar com a RTP na preparação do documentário português.


A CRESAÇOR está presente na Jornada Nacional de Reflexão “A Economia Social no Portugal 2030”, promovida pela CPES - Confederação Portuguesa de Economia Social, na Azambuja.


O Projeto New Neighbours deu-nos a oportunidade de conhecer o excelente trabalho que Associação CRESCER, sediada em Lisboa, está a desenvolver, em particular, com pessoas refugiadas acolhidas em Portugal.
"O objetivo É uma casa" onde as pessoas possam viver dignamente e chamar de Lar.




O guia turístico das Sete Cidades lançado pela CRESAÇOR no passado dia 20 de Março foi notícia na RTP Açores.
Fique a conhecer a nossa oferta turística para Todos em www.azoresforall.com


O Museu Carlos Machado, em parceria com a CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL, realiza nos dias 23 e 30 de março, e a 6 de abril, o workshop Fusing: A Arte de Trabalhar o Vidro, que tem como ponto de partida a coleção de Artes Decorativas.

Sob a orientação do formador Jeremias Tavares, os participantes neste workshop irão aprender diferentes técnicas de trabalhar o vidro e criar diversas peças que serão cozidas no atelier do formador.


Entrevista do Presidente da Oikos à TVI24. A CRESAÇOR está solidária com a Oikos na procura de todo o apoio e solidariedade para Moçambique.


O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade afirmou hoje ( 21 março 2019 ), durante a visita à CRESAÇOR, que "o Executivo acompanha “com proximidade” a economia social e ética no arquipélago, como instrumento de coesão social e igualdade de oportunidades, adiantando que o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário já conta com mais de 850 candidaturas nos Açores"


Governo dos Açores determinado a impulsionar a economia social e ética na Região

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Executivo acompanha “com proximidade” a economia social e ética no arquipélago, como instrumento de coesão social e igualdade de oportunidades, adiantando que o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário já conta com mais de 850 candidaturas nos Açores.


A CRESAÇOR lançou hoje na Loja Azores For All/Eco-Atlântida, nas Sete Cidades, o Guia Turístico das Sete Cidades, financiado pelo Programa PRORURAL.

O evento contou com a presença do Adjunto do Gabinete da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dr. Rui Apresentação, da Assessora para Turismo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dra. Rosa Costa, e com diversas Empresas de Animação Turística e Empresários Locais.


Colóquio "Educação para a Cidadania Europeia"


Artigo sobre o Turismo Acessível da CRESAÇOR no jornal Açoriano Oriental


A CRESAÇOR recebeu nas suas instalações a visita do Senhor Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologias, a qual se seguiu a apresentação da nova linha de financiamento para apoio a projetos na área das Ciências Sociais.


Informamos os estrangeiros residentes na Ilha de São Miguel que estão abertas, até dia 25 de março, as inscrições à 7.ª edição do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas.


No âmbito das competências da Unidade de Aconselhamento a Cidadãos Endividados (UATE), medida criada pelo Governo Regional, operacionalizada pelo ISSA em parceria com a CRESAÇOR, o Polo de São Miguel, está a realizar as Ações de Sensibilização intituladas “Famílias Prudentes na Economia Doméstica” com objetivo de promover a educação financeira dos indivíduos e famílias, com vista a uma boa gestão financeira pessoal e familiar, bem como o aumento da poupança e prevenção do sobre endividamento.



A CRESAÇOR promove no âmbito da apresentação pública dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos kits ODS na Região Autónoma dos Açores, um encontro aberto a toda a comunidade, no próximo dia 13 de março, pelas 14h00, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.


Reportagem da RTP Açores alusiva à primeira reunião da Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO na cidade de Ponta Delgada, Açores.



Tour UNESCO com a Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO


No âmbito da reunião do Metropolis International Steering Committe, o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove o Seminário Internacional Integração e Diversidade, no próximo dia 8 de março, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.


A cidade de Ponta Delgada acolhe, no dia 8 de março, a reunião ordinária da Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO.

A reunião terá início com uma receção de Boas-vindas pelo Presidente do Concelho de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, nos Paços do Concelho, seguida de reunião nas instalações da CRESAÇOR.

O programa contempla visita institucional ao Clube Unesco CRESAÇOR no próprio dia 8 de março, e ao Centro Unesco Candelária - Sentidos Plurais e Centro Unesco Norte Crescente no dia 9 de março.


Jantar convívio oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada à Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO que realizou pela primeira vez a sua reunião ordinária na mui nobre cidade de Ponta Delgada.

Um agradecimento especial ao Dr. José Manuel Bolieiro, Presidente da CMPDl, pelo honroso acolhimento.


Estamos Azores For All na ITB Berlim (Internationale Tourismus-Börse Berlin)


Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica


Reportagem da RTP Açores - Cerimónia de Entrega dos Certificados da 6ª Edição do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas


O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, anunciou na passada segunda feira a abertura das candidaturas à 7 edição do Curso de Português para Falantes de a outras Línguas.


Cerimónia de entrega dos certificados do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas


Hoje começamos um novo desafio!

"New Neighbours" (novos vizinhos) é uma Série Documental de co-produção UE - UER - RTP.

A CMFE (Community Media Forum Europe) estabeleceu uma parceria com a União Europeia de Radiodifusão e com outras organizações sem fins lucrativos num novo projeto financiado pela União Europeia, relacionado com a inclusão de migrantes e refugiados e chamado Novos Vizinhos ("New Neighbours").

A terceira temporada da série de documentários intitulada "New Neighbours" conta com a participação de nove empresas de serviço público de media em toda a Europa que produzirão um episódio, destacando questões relacionadas com o diálogo intercultural, integração e movimentos migratórios, com especial foco na contribuição positiva dos migrantes e refugiados para as economias e culturas dos países anfitriões.

A RTP irá fazer a produção em Portugal, em parceria com o Gabinete de Apoio ao Migrante da CRESAÇOR. 



É com grande orgulho que informamos que, no passado dia 6 de fevereiro, a INCUBAÇOR passou a integrar a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, sob gestão da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.


Formação sobre Higiene e Segurança no Trabalho aos funcionários do nosso cooperador Santa Casa da MDES da Maia


Novos projetos começam a surgir com a Incubaçor

O Site Urban resultou de uma parceria com o Web-designer Marcos Silva da Incubaçor.


O nosso cooperador Kairós promove, no dia 19 de Fevereiro, o evento 'São Miguel em Transição'.


Se quinta feira da semana passada foi dedicada aos Amigos, esta quinta feira é dedicada às Amigas e Namorad@s. ( 13 Fevereiro 2019 )



Gabinete de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário

Este inquérito é anónimo e foi criado no âmbito de um estudo a ser realizado pelo Gabinete de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário da CRESAÇOR, pretendendo apurar o interesse do público em geral, em adquirir peças de vestuário que sigam os princípios da Sustentabilidade Ambiental, onde são aplicados os princípios do comércio justo e utilizados tecidos amigos do ambiente, entre os quais, naturais, biológicos e ecológicos, respeitando assim o meio ambiente e a saúde humana.


Hoje celebramos nos Açores o dia dos Amigos ( 7 de fevereiro de 2019 )



Período de candidatura aos estágios remunerados da Comissão Europeia

Traineeship



O nosso cooperador ACEESA promove, no dia 21 e 22 de fevereiro, ação de formação sobre Igualdade de Género no Trabalho e Emprego.


Período de candidatura ao Prémio Carlos Magno para a Juventude

Sobre o Prémio


VII Encontro com a Eficiência Energética, dedicado às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)


A Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo e a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira aderiram à rede de cooperadores da CRESAÇOR.

Sejam bem vindos à Rede de Economia Solidária dos Açores, atualmente composta por 27 cooperadores distribuídos por 6 ilhas do Arquipélago dos Açores - São Miguel, Santa Maria, Terceira, São Jorge, Flores e Corvo.



Candidaturas ao programa de turismo sénior “Meus Açores, Meus Amores


O nosso cooperador - Associação de Juventude de Candelária está a recrutar Professor/a 1º Ciclo Básico - regime prestação serviço

A AJC pretende contratar Professor/a do 1º Ciclo Básico, em regime de Prestação de Serviços, a part- time, para valências CATL.
Enviar curriculum Vitae até dia 18 de janeiro 2019
Mail: ajcandelaria@net.sapo.pt
Contacto Telef. 296295006


Workshop Angariação e Fidelização de Clientes


Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) guia prático dos ODS


Transformar o mundo num lugar melhor só depende de nós. A meta é até 2030 mas devemos começar já a fazer a diferença. #ODS2030

Se tens uma ideia e precisas de ajuda para a transformar num negócio sustentável e amigo do ambiente contacta a nossa equipa de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário. Mas antes de agendares reunião com a nossa equipa vê este vídeo da UNICEF (em português) que apresenta ideias que estão a ajudar a transformar o mundo num lugar melhor para todos.









Tour cultural está no Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado





CRESAÇOR promove em abril o “Encontro Ponta Delgada – Cidade Acessível”
Noticia Rádio Atlântida 


O nosso cooperador - Associação Norte Crescente vai formar 90 jovens para serem promotores do seu próprio emprego
Noticia Açoriano Oriental


O nosso cooperador - Kairós em destaque no jornal Açoriano Oriental, do dia 18 de fevereiro de 2018.
Notícia Açoriano Oriental





Presença da Cresaçor na II FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ”ISOS”
Produtos CORES dos Cooperadores: Aurora Social, Sol Nascente, Museu Fabrica Tabaco da Maia, Kairós e Santa Casa da Misericórdia do D.E.S da Maia

 



O Gabinete de Apoio ao Migrante realizou uma aula de apoio à aprendizagem da Língua Portuguesa nas freguesia das Sete Cidades. 
Mais informações consulte o nosso facebook
 




Direção da Cresaçor apresenta cumprimentos ao Presidente da Câmara PDL



 


Noticia Jornal Açoriano Oriental
Cresaçor é pioneira na realização de iniciativas de turismo inclusivo
 


Programa Empreende Açores apoiou desempregados na criação de 52 novas empresas
Noticia Empreende Açores - Portal do GRA


PONTES - DIÁLOGOS ENTRE MARGENS
Noticia Açoriano Oriental




Cresaçor promove curso de Português para cidadãos regressados
Noticia Correio dos Açores


ROTEIRO CULTURAL -  AZORES FOR ALL
 


Comemorações Dia Internacional dos Migrantes - Teatro Micaelense
Noticia Revista NO 

 


Workshop "Competências Transculurais no Atendimento a Migrantes"
Noticia Rádio Atlântida
Noticia Açoriano Oriental
Noticia No Revista
 


Aurora Social - Pasteleira Invisual confeciona doces premiados
Noticia Jornal de Noticias
Notícia TVI24

 


Terceiro dia a MANIFesta lança um olhar sobre os jovens e o emprego
Noticias ANIMAR
 


II Edição Património Perto de Si

Nota de Imprensa

Data Edição: A. Oriental a 30 Set.

1º Artigo - A Casa de Nossa Senhora das Necessidades
Datas Edição: Diário Insular a 01 Out. | A. Oriental a 02 Out. | Jornal do Pico a 07 Out. | Incentivo a 10 Out.
2º Artigo - Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima
Datas Edição: Diário Insular a 15 Out. | A. Oriental a 16 Out. | Jornal do Pico a 21 Out. | Incentivo a 24 Out.
3º Artigo - A vinha e o vinho do Pico
Datas Edição: Diário Insular a 29 Out. | A. Oriental a 30 Out. | Jornal do Pico a 04 Nov. | Incentivo a 07 Nov.
4º Artigo - José Pacheco Toste e a Photographia Central
Datas Edição: Diário Insular a 12 Nov. | A. Oriental a 13 Nov. | Jornal do Pico a 18 Nov. | Incentivo a 21 Nov.
5º Artigo - Ermida de Nossa Senhora da Guia
Datas Edição: Diário Insular a 26 Nov. / A. Oriental a 27 Nov. / Jornal do Pico a 02 Dez. / Incentivo a 05 Dez.
6º Artigo - À Descoberta da Igreja de Santa Bárbara dos Manadas
Datas Edição: Diário Insular a 10 Dez. | A. Oriental a 11 Dez. / Jornal do Pico a 16 Dez. | Incentivo - 19 a Dez.
7º Artigo - A Igreja e o Convento de Nossa Senhora do Carmo
Datas Edição: Diário Insular a 24 Dez. | A. Oriental a 25 Dez. / Jornal do Pico a 30 Dez. | Incentivo - 02 a Jan.
8º Artigo - O Convento de São Boaventura
Datas Edição: Diário Insular - 07 Jan. | Açoriano Oriental - 08 Jan. | Jornal do Pico - 13 Jan. | Incentivo - 16 Jan.
9º Artigo - O Queijo de São Jorge
Datas Edição: Diário Insular - 21 Jan. | Açoriano Oriental - 22 Jan. | Jornal do Pico - 27 Jan. | Incentivo - 30 Jan.
10º Artigo - A imagem de Nª. Sr ª. dos Milagres
Datas Edição: Diário Insular - 04 Fev. | Açoriano Oriental - 05 Fev. | Jornal do Pico - 10 Fev. | Incentivo - 15 Fev.
11º Artigo - As danças da Ilha Terceira
Datas Edição: Diário Insular - 18 de Fev. | Açoriano Oriental - 19 de Fev | Jornal do Pico - 24 de Fev | Incentivo - 27 de Fev
12º Artigo - Ermida Sto. Andre Historia e Patrimonio
Datas Edição: Diário Insular - 04 de Mar. | Açoriano Oriental - 05 de Mar. | Jornal do Pico - 10 de Mar. | Incentivo - 13 de Mar.
13º Artigo O dia dos cornos na ilha do Pico
Datas Edição: Diário Insular -18 Mar. | Açoriano Orienta - 19 Mar. | Jornal do Pico - 24 Mar. | Incentivo - 27 Mar.
14º Artigo - Cozinha Tradicional de Santa Maria
Diário Insular 01 Abr. | Açoriano Oriental 02 Abr. | Jornal do Pico 07 Abr. | Incentivo 10 Abr.
15º - Os Paineis Quinhentistas da Igreja Sta Cruz Graciosa
Diário Insular 15 Abri. | Açoriano Oriental 16 Abr. | Jornal do Pico 21Abr. | Incentivo 24 Abr.
16º - Forte de São Braz; Percussor do abaluartado regular em Portugal
Diário Insular 29 Abri. | Açoriano Oriental 30 Abr. | Jornal do Pico 05 Mai. | Incentivo 08 Mai.
17º - Ananás dos Açores: Um Fruto Emblemático
Diário Insular 13 Mai. | Açoriano Oriental 14 Mai. | Jornal do Pico 19 Mai. | Incentivo 22 Mai.
18º - Da Verdade, da Matriz e do Púlpito Evocação Histórica da Matriz da Praia da Vitória
Diário Insular 27 Mai. | Açoriano Oriental 28 Mai. | Jornal do Pico 02 Jun. | Incentivo 05 Jun.
19º - Horta: Centro de Telecomunicações por cabo submarino de relevância mundial
Diário Insular 10 Jun. | Açoriano Oriental 11 Jun. | Jornal do Pico 16 Jun. | Incentivo 19 Jun.
20º - A Fábrica da Baleia do Boqueirão: De Unidade a Museu
Diário Insular 24 Jun. | Açoriano Oriental 25 Jun. | Jornal do Pico 30 Jun. | Incentivo 03 Jul.
21º - Monte da N. Srª. da Ajuda, Stª Cruz da Graciosa
Diário Insular 08 Jul. | Açoriano Oriental 09 Jul. | Jornal do Pico 14 Jul. | Incentivo 17 Jul.
22º - A Doçaria Tradicional Terceirense
Diário Insular 22 Jul. | Açoriano Oriental 23 Jul. | Jornal do Pico 28 Jul. | Incentivo 31 Jul.
23º - A "Procissão dos Passos de Jesus" da Ribeira Grande
Diário Insular 05 Ago. | Açoriano Oriental 06 Ago. | Jornal do Pico 11 Ago. | Incentivo 14 Ago.
24º - A Ermida de N. Srª. dos Anjos e a Irmandade dos Escravos da Cadeinha
Diário Insular 19 Ago. | Açoriano Oriental 20 Ago. | Jornal do Pico 25 Ago. | Incentivo 28 Ago.

 

 


 







Agência para Turismo Inclusivo e Cultural da CRESAÇOR, com financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação,
Desenvolve, de Julho a Outubro 2016, diversas atividades adaptadas para pessoas com necessidades especiais na ilha de São Miguel.
ATIC
Noticia Portal do Cidadão com Deficiência





Azores for All da CRESAÇOR  empresa de animação turística é uma referência do Turismo Acessível na Europa
Pantou - Promoting Accessible Tourism in Europe | Promover o Turismo Acessível na Europa
https://pantou.org/azoresforall-cresa%C3%A7or