Procura apoiar as pessoas a ultrapassar a sua situação de desemprego através da criação do próprio emprego, assegurando o apoio técnico na elaboração de candidaturas a diversos apoios e no acompanhamento técnico e burocrático que envolve a constituição de uma empresa.

A CRESAÇOR na qualidade de Agência de Promoção e Apoio ao Regime de Microcrédito na Região Autónoma dos Açores em parceria com o ISSA, a DRAIC e a DREQP, operacionaliza o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário

Projects

REDECOOL - Núcleo Açores
Oct. 30, 2015 - Oct. 30, 2015

O CRESAÇOR desenvolve nos Açores o projeto REDECOOL com o objetivo de promover a empregabilidade e o empreendedorismo dos jovens açorianos. De modo a fomentar a iniciativa dos jovens e “mostrar o que por cá se faz” realizou-se uma Mostra Jovem.

Para além da oportunidade dos jovens exporem os seus produtos e/ou oferecerem os seus serviços enquanto profissionais (quer já tenham iniciado o seu negócio, quer estejam em fase de incubação), houve ainda lugar a ‘talks’ informais na área do empreendedorismo, experiências/testemunhos, trabalho em rede e a potencialidade de diminuição de encargos fixos, sobre as competências transversais/soft skills mais valorizadas pelos empregadores.

O evento contou ainda com os workshops “pitch para o emprego”, que pretenderam servir de alertar aos jovens para a necessidade de aplicar capacidades como a criatividade e inovação na apresentação das suas competências na procura de emprego por conta de outrem, e “Soluções Criativas” com o objetivo de apresentar caminhos alternativos para a redução dos custos e encargos com a criação de um pequeno negócio, ou com a realização de uma ideia, ou de um projeto.

A Mostra Jovem serviu igualmente para a apresentação dos Curriculum Vitae mais Originais e para a venda dos quadros produzidos (individual e coletivamente) pelos jovens que participaram no Workshop Arte Urbana e Cultura – Redecool – Núcleo Açores, cujo montante reverteu a favor de um projeto de intervenção social no Quénia, “Kibera with Love”.

Toda a Mostra Jovem esteve acessível à comunidade surda da Ilha de São Miguel.

Na Mostra Jovem participaram 14 jovens empreendedores com ideias e/ou negócios já consolidados. A par dos jovens participantes recebemos a visita de várias Escolas Profissionais da Ilha de São Miguel. 


Estudo sobre "Empreendedorismo Inclusivo" e a Medida Microcrédito na R.A.A.

Estudo "Empreendedorismo Inclusivo" e a Medida Microcrédito na Região Autónoma dos Açores

Timeline

2006
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016

Contacts

296 281 554
R. D. Maria José Borges, 137,r/c
9500-466 Fajã Baixo – Ponta Delgada

 

Useful information