Criado em 2003 sob a forma de Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante pela cooperativa Kairós, e assumido como valência da CRESAÇOR em 2007, passa a partir de 2015 a desenvolver um acompanhamento técnico especializado a emigrantes e imigrantes, residentes ou não em Portugal, bem como aos seus familiares. O apoio prestado é desenvolvido em cooperação com diferentes parceiros estratégicos, no sentido de encontrar respostas/apoios para resolução de situações problemáticas e que põem em risco a inclusão dos migrantes na sociedade açoriana. Assim, o apoio prestado por este Gabinete traduz-se no acompanhamento de todo o tipo de processos burocrático desde da regularização documental ao reconhecimento de habilitações literárias e à atribuição de bolsas de estudo a estudantes imigrantes em situação de grave carência económica, bem como na procura ativa de emprego e na formação profissional.

O Gabinete fomenta iniciativas pedagógicas e culturais com o objetivo de promover a interculturalidade e a integração das comunidades migrantes na região Açores. 

Lutar pela igualdade de oportunidades no trabalho, no acesso à saúde, à habitação condigna, a serviços de qualidade para todos, pela regularização de todos os indocumentados/as, foi e tem sido a nossa prioridade ao longo dos anos. As nossas ações visam promover a plena integração dos cidadãos migrantes, residentes ou não na Região Açores.

 

Projects

Projeto Sertã Solidária

A CRESAÇOR gere e executa desde Junho de 2012 o Projeto Sertã Solidária.
O Projeto Sertã Solidária surgiu para dar resposta à crescente procura dos serviços por parte de cidadãos/ãs carenciados/as que não foram abrangidos/as pelas políticas sociais. O projeto tem como objetivo redirecionando os excedentes provenientes da restauração e similares.
Este projeto é composto pela equipa técnica do GAM e Associação Novo Dia e com o apoio de 5 voluntários. 
O projeto conta com o apoio financeiro da Direção Regional das Comunidades; Acordos de Cooperação – Valor/Cliente - Instituto da Segurança Social dos Açores.
O Projeto Sertã Solidária distribuiu 32.655 refeições a 782 cidadãos entre 2012 e 2015. 

 


“360º - Interculturalidade em Movimento”

O Projeto 360º foi criado em 2011 com o propósito de estimular junto dos jovens e idosos um olhar multicultural para o mundo que nos rodeia e para as diversas realidades existentes em particular nos países com comunidades instaladas na região Autónoma dos Açores. Constituem aspetos centrais deste projeto, as questões ligadas aos Direitos Humanos, à Igualdade de Oportunidades, à Igualdade de Género e à Sensibilização da comunidade de acolhimento para as formas de promover o diálogo intercultural e a inclusão dos/das cidadãos/ãs imigrantes residentes nas Ilhas dos Açores.
O Projeto 360º visa abordar os países com maior incidência de Imigrantes na Ilha de São Miguel procurando abordar as suas vivências, partilhar aspetos culturais, como a música, as danças, os rituais, as lendas, os trajes tradicionais, a gastronomia, as habitações, as escolas, os cultos religiosos, entre outros aspetos.
Este projeto dirige-se à população em geral com especial incidência nas comunidades ou indivíduos que vivem em situação de isolamento social e cultural. Como estratégia, dirigimo-nos aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário, bem como aos Idosos frequentadores dos Centros de Dia/Convívio da Ilha de São Miguel.
360º - Intercultural em Movimento conta com o apoio financeiro da Direção Regional das Comunidades; Acordos de Cooperação – Valor/Cliente - Instituto da Segurança Social dos Açores.


3ª Edição do Festival de Sopas em Água de Pau
Nov. 6, 2016 - Nov. 6, 2016

É oficial!
A CRESAÇOR, através do Gabinete de Apoio ao Migrante vai participar na 3ª Edição do Festival de Sopas em Água de Pau, concelho de Lagoa. 
Na próxima semana desvendamos qual a sopa escolhida para representar a diversidade cultural da região Açores.


Workshop “Competências Transculturais no Atendimento a Migrantes”
Nov. 30, 2016 - Nov. 30, 2016

A CRESAÇOR convida todos os técnicos que trabalham com públicos migrantes – emigrantes regressados e imigrantes, a participarem no workshop que será orientado pela Antropóloga Cristina Santinho, docente do ISCTE e investigadora de pós-doutoramento no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Participação Gratuita, Inscrições Limitadas

Timeline

2003
2004
2005
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016

Contacts

T 296 281 554
R. D. Maria José Borges, 137, r/c
9500-466 Fajã Baixo – Ponta Delgada

 

 

Useful information